rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fumar ou não fumar? Eis a questão.



Com mais de setecentos aditivos químicos, o cigarro movimenta bilhões de dólares por ano, em todo o mundo. Apesar de ser muito prejudicial à saúde, essa droga é aceita legalmente. Devido ao hábito de fumar, mais de 300 pessoas são mortas por dia,
apenas no Brasil, e as estatísticas apontam para um significativo crescimento desse número.

O caso público mais recente do uso dessa droga, é a morte da atriz Mara Manzan, que veio a falecer com 57 anos devido ao câncer no pulmão, derivado do hábito de fumar. Numa entrevista ao programa fantástico, Mara Manzan desabafa:

“[...]é que eu tenho um enfisema pulmonar pelo cigarro, que eu burramente fumei durante 40 anos da minha vida”.

Um dois até três minutos de prazer. Será que realmente vale à pena, desperdiçar anos de sua vida por esse tempo minúsculo. As estimativas de morte por uso do cigarro a nível mundial é de que a cada 6 minutos morre uma pessoa.

Além de o consumidor prejudicar sua saúde, ele degrada a saúde, de seus filhos, amigos, conhecidos, que ao inalar a fumaça expelida após a tragada podem morrer, ou levar a problemas pulmonares como bronquite, pneumonia e agravamento da asma. É claro que esses são apenas algumas conseqüências desse hábito.

Logo, o ato de fumar movimenta bilhões de dolares que leva a maioria dos consumidores do cigarro a morte. Ainda matando aqueles que cuidam de sua saúde e optam pelo não consumo desse produto, pelo simples fato de conviver com fumantes, conseqüentemente inalando a fumaça tóxica expelida. Pense bem.

Caíque Cardoso

1 comentários:

Elen Costa disse...

FILOSOFAAANDO AVISE!

Postar um comentário